quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Escolas 2.0 mudara a metodologia de ensino

 Considerações do tecmon Blog : O Brasil caminha rumo a descoberta de novas ferramentas aplicáveis na área educacional entretanto e de extrema importância mudar a metodologia de ensino no pais,principalmente nas escolas ,municipais e publicas, por que vemos métodos de avaliação totalmente ultrapassados tornando alunos alienados e presos as cadeias das limitações cognitivas de falta de criatividade, contudo e preciso sempre inovar digo que a metodologia Brasileira de ensino deveria passar por mudanças em todos os níveis ,deste as entradas de alunos na escola quanto na forma de avaliação, e incentivo aos professores .por que não adianta mudar a pedagogia de ensino criar uma nova ferramenta de trabalho mudar o jeito de ensino nas salas de aula se quem estiver envolvidos não esteja satisfeito,seja com o salário, ou com a maneira de como são tratados pela sociedade e principalmente pelas autoridades pública..Eu sou a favor da entrada da tecnologia na sala de aula por que alem de estimular o aprendizado em outra dimensão,podemos afirmar que esses alunos serão um futuro profissional de sucesso porque deve uma boa base nas escolas seculares,com isso formamos cidadãos conscientes de suas responsabilidade e perante a sociedade ..e com certeza tendo uma visão ampla de mercado..


 Acompanhar crianças e jovens envolvidos na Era Digital está se tornando cada vez mais difícil para as escolas públicas e particulares. A busca por informação online sacia o desejo pelos assuntos de preferência dos alunos, o que torna o ensino, dentro de sala de aula, cada vez mais chato e desgastante.

Especialistas em pedagogia discutiram o tema "Educação e Cultura Digital" no palco principal da Campus Party Brasil 2011, onde apresentaram ideias para melhorar a educação no Brasil e no mundo, incentivando professores e alunos a usarem a tecnologia no âmbito da educação.

Debora Sebriam, membro da equipe de Informática Educacional do Centro Educacional Pioneiro em São Paulo, citou várias ferramentas que podem ser utilizadas por institutos educacionais na educação dos jovens, tais como: blogs, microblogs, redes sociais, comunicadores e jogos online: "Essas ferramentas abrem espaço para elas [crianças] falarem, terem voz", explicou. Debora acredita que o ambiente da escola será mais aproveitado quando os professores descobrirem o que faz parte do cotidiano de sua classe, não necessariamente ligado à tecnologia.

A jornalista Bianca Santana focou no reconhecimento do profissional, que não é valorizado e não tem oportunidades de mudar a realidade vista em sala de aula. De acordo com Bianca, só é possível estimular uma criança se o educador for valorizado como autor de seu conteúdo usado em classe e tiver mais benefícios: "Um professor faz pesquisas e tem conteúdo próprio", afirmou a jornalista. "Professor é alguém que trabalha muito, é mal remunerado e é pouco reconhecido. [...] Como podemos pedir que alguém nessas condições inove desse jeito em sala de aula?", concluiu.

Já Luciano Meira, professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encontrou uma forma de estimular alunos e educadores ao mesmo tempo, com o uso de redes sociais fechadas nas instituições de ensino. Segundo ele, é preciso evoluir da Educação 1.0, copista, para a Educação 2.0, esta última mais dinâmica. Tomando como exemplo a presença da lanhouse na vida dos jovens - 45% dos acessos à internet são através de lanhouses -, surgiu o projeto das funhouses, que utilizam um ambiente semelhante ao do primeiro local, mas com jogos que ajudam no processo de aprendizagem. Luciano destacou outros projetos, tais como os Jogos Conversacionais Sociais e a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), que unem professor e aluno, sejam em disputas regionais ou num simples bate-papo online.


Priscila Gonsales, jornalista, acredita que o que falta não são recursos, nem professores preparados, mas sim uma forma diferente de usar o que já se tem disponível. Netbooks, lousas digitais e aulas de informática não são o suficiente para educar na cultura digital, mas o uso de uma nova metodologia de ensino pode mudar a educação nas escolas: "Precisamos de uma nova metodologia, e não de novas tecnologias", afirmou. "O que muda é usar o que já se tem de uma forma inovadora", concluiu Priscila.

A interessante abordagem dos especialistas palestrantes trouxe uma nova forma de ensino na Era Digital, unindo projetos, artigos e conhecimentos. Desde jogos casuais, até redes sociais e novos métodos de ensino foram mostrados e absorvidos pelos pedagogos presentes. O dinamismo exposto durante o debate mostra que os professores são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, mesmo que este também possa motivar seu educador tecnologicamente, trabalhando juntos.


Fonte :olhar digital e considerações Tecmon  
 Fonte : tecmon






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