quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

2011 marcará um novo ciclo de TI nas empresas, diz Gartner



Ainda continuo a afirmar eu vi no blog Empresas S/A quais são as profissões do século e ainda continua a concordar que a Tecnologia da informação daqui em diante terá um peso maior para ser diferencial competitivo desse mercado que passa por grandes mudanças,
Vemos que os consumidores estamos mais seletivo,escolhe seus produtos segundo as suas exigências,e dentro dessas exigência estar as facilidades de compra, de venda , de negociação os canais disponíveis para que ele possa entrar em contato,e muitas das empresas precisam de algum simuladores para facilitar a vida do cliente,contudo isso exige também investimentos principalmente na área de TI, e os requisitos fundamentais na área e que os profissionais alem de qualificados,tenha experiência ,ele tem que ser criativo mostrar a solução de maneira que os clientes ,os colaboradores todos se sintam envolvidos com a missão de satisfação qualidade e alta performance ..


A partir de um estudo sobre as prioridades dos principais executivos de TI de mais de 2 mil empresas em todo o mundo, a consultoria Gartner detectou que 2011 deve ser um ano de mudanças para muitos departamentos de tecnologia. Uma das conclusões do levantamento é a de que, nos próximos cinco anos, as áreas de TI vão passar por um processo de reformulação, com o intuito de deixar de focar apenas em questões operacionais e contribuir com projetos que tragam uma vantagem competitiva de mercado para as organizações.

“Os líderes [dos departamentos de TI]  implementarão novas infraestruturas tecnológicas para melhorar a eficiência e redirecionar os recursos de TI para garantir mais impacto nos negócios”, afirma o vice-presidente do programa executivo do Gartner, Mark McDonald. No entanto, ele alerta que isso trará desafios bastante complexos para os profissionais da área, os quais terão de reinventar o departamento de tecnologia, com o intuito de redistribuir os recursos para novas iniciativas.

Como reflexo, o levantamento aponta que, já a partir deste ano, as empresas devem começar a dedicar uma parcela maior dos orçamentos de TI para inovação e para projetos estratégicos das áreas de negócio. Para isso, tendem a reduzir a fatia dos recursos destinada a suprir os custos operacionais e que hoje representam cerca de 66% de todo o orçamento de tecnologia das empresas.

Segundo o estudo, a partir do uso de tecnologias baseadas no conceito de serviços pela internet, como cloud computing – que não exigirão a compra de ativos de TI e sua consequente manutenção –, as empresas reduzirão custos operacionais e conseguirão dedicar de 35% a 50% desses recursos de TI para inovação e para projetos que contribuam para a transformação dos negócios.

                                             

Por fim, o levantamento traz um ranking das prioridades de negócio dos executivos de TI. Entre os profissionais que participaram do estudo, a maior parcela disse que, em 2011, o grande foco da área de tecnologia será contribuir para o crescimento da organização. Em segundo lugar na lista de principal demanda para este ano aparece a criação de novos produtos e serviços, seguida por melhorar os processos de negócio.

Fonte : olhar digital considerações tecmon
Fonte: Tecmon


Nenhum comentário:

Postar um comentário