segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

você pode ser reconhecido automaticamente por onde passar



Uma câmera e um programa adequado. Só isso basta para identificar uma pessoa, automaticamente, por meio do reconhecimento facial. Graficamente, nosso rosto é composto por muitos pontos e algumas medidas, como o comprimento da linha da mandíbula, tamanho do crânio, distância entre os olhos, largura do nariz, entre outros.

"No caso de gêmeos, para nós não há diferença, mas o reconhecimento facial capta pequenas diferenças que a olho nu não seriam vistas. Sempre alguma distância entre os olhos ou tamanho do nariz ou lábio pode ser identificada como uma diferença para que o software indique que aquele é um e não o outro", conta Maurício Nozaki, diretor de tecnologia.

Assim que o software lê essas informações, por meio da câmera, o rosto daquela pessoa é automaticamente codificado em uma sequência digital. Este número, a partir daí, é anexado ao cadastro do indivíduo. Ou seja, toda vez que ele passar por aquela câmera, as suas informações faciais serão comparadas com um banco de dados. A pessoa é identificada, independentemente do corte de cabelo, do uso ou não de óculos, por exemplo.                                  

Como o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, a precisão do reconhecimento facial é sempre muito alta; normalmente muito perto dos 100%. E o sistema é rápido, conseguindo identificar até 20 rostos simultaneamente, a uma velocidade de 100 mil faces por segundo.

"Não tem erro, o que ele mostra é uma imagem comparada a outra que já foi armazenada anteriormente. Então, ele compara as duas imagens e fala qual a porcentagem de similaridade que existe nesses dois meios", explica Maurício.     


Entre os métodos de segurança mais comuns, a biometria facial é um dos mais difíceis de ser burlado. Fizemos um teste usando primeiro uma foto em alta definição feita com um telefone celular e até um vídeo HD. E nada enganou o sistema.
Como vocês  podem pressentir a tecnologia a cada dia traz uma novidade , e especificamente essa será de extrema utilidade principalmente para os estabelecimentos comerciais , e públicos pois vai tornar elementos mais eficazes em matéria de segurança.e monitoramento que por sua vez trará um certo conforto a todos seus clientes que aderir ao sistema..  

Um comentário:

  1. Muito legal esta matéria sobre o reconhecimento facial. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

    Convido você a conhecer também este novo agregador: http://www.caixadedicas.com

    Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links e aumente exponencialmente as visitas de seu site.

    ResponderExcluir