Executivos e insituições do setor bancário se reúnem todo ano na Ciab, feira que traz diversas novidades tecnológicas para esse mercado tão dinâmico; grandes datacenters, caixas eletrônicos, tudo isso em pauta no evento Novas tecnologias estão revolucionando o ambiente bancário. Desde os notebooks utilizados pelos gerentes até os grandes datacenters, passando pelos caixas eletrônicos, tudo isso está cada vez mais esperto, funcionando de maneira a deixar todo o processo bancário mais ágil.
“Você tem aí uma classe social emergente no Brasil e isso está demandando bancarização por lado da indústria financeira, portanto, eles precisam dessa entrega de auto desempenho. Por outro lado, eles também não podem fazer com que os custos deles acabem explodindo, então, com as novas plataformas Intel, como, por exemplo, o Xeon 5600, você consegue balancear muito bem essa questão alta performance x baixo custo”, diz Augusto Campos, Diretor do Segmento Corporativo da Intel Brasil
Todos os anos, os executivos e as empresas do setor bancário se reúnem na Ciab, feira que mostra para o mercado as novidades do segmento. E algumas, bastante tecnológicas, nos chamaram atenção. Vejam só esse ambiente, criado para que os gerentes das agências nem precisem sair da mesa para atender os clientes. Qualquer processo é feito aqui mesmo, e o mais interessante: sem imprimir nada. Um PC "all in one" com tela de 21,5 polegadas, touchscreen e multitoque, se encarrega de resolver todos os problemas. Ao abrir uma conta, por exemplo, o documento é scanneado aqui mesmo. O contrato também é visto na tela. A assinatura é feita aqui nesse tablet, e a digital também é tirada no mesmo momento. Tudo sem que ninguém saia do lugar. Os caixas eletrônicos também estão bem mais espertos. Olha só este aqui. É possível até mesmo retirar um novo cartão caso você tenha perdido. E com este cartão, você saca, faz depósitos, compra produtos exclusivos aqui, utilizando a mesma interface, e até faz o câmbio entre moedas! Dá pra depositar em reais e retirar em euro, sem precisar entrar em contato com ninguém!
Esta outra empresa desenvolveu uma técnica que agiliza o depósito de cheques e até mesmo de dinheiro. Com esta máquina, as notas são depositadas de forma direta, sem o uso de envelopes. Os valores são conferidos na hora, e creditados instantaneamente. Já os cheques são scanneados e as imagens, enviadas para as agências de compensação no mesmo momento.
“Hoje, o cheque tem que ir fisicamente quando é feita a compensação para fazer a troca. A grande novidade é que a imagem vai passar a ser trocada com outros bancos e não mais o cheque físico. Então, a partir do momento que você capturou aquela imagem, claro, o saldo vai passar a ser um saldo vinculado, mas o valor do cheque é reconhecido, esse valor vai para a sua conta como saldo vinculado e todo o processo de compensação é facilitado pelo fato de ser feito com a imagem do cheque e não mais com o cheque físico que precisaria ser transportado”, explica Carlos Alberto de Pádua, Vice-Presidente da Diebold
Esta mesma empresa que produz os caixas eletrônicos inteligentes também é a responsável pela fabricação da urna eletrônica brasileira, e aproveitou a Ciab para demonstrá-la em primeira mão. Agora equipada com o processador Atom, da Intel, a nossa urna eletrônica tem monitor colorido e um sistema de segurança ainda mais eficiente.
“Toda a parte de segurança da urna foi reprojetada para garantir que ela tenha realmente a validação de todos os módulos internos e a validação do software antes de começar a executar a aplicação. Outra novidade também que vai chamar a atenção é um display na unidade do mesário, que é o micro terminal para mostrar a foto do eleitor, ou seja, o eleitor quando chegar para votar, ele vai ter a foto dele mostrada em um display para poder conferir se o eleitor é realmente aquele que está cadastrado, que foi registrado pelo TSE na base de dados”, diz Carlos Alberto de Pádua.
No que depender das novidades mostradas por aqui, as filas dos bancos estão com os dias contados!
Fonte :