terça-feira, 26 de abril de 2011
Essa e a hora de criar empresas de internet
Para quem tem interesse em montar seu próprio negócio na internet, o momento pode ser favorável para buscar os investimentos necessários. Isso porque, o bom desempenho da economia brasileira trouxe ao País uma série de investidores interessados em financiar start-ups (nome dado a empresas iniciantes) nacionais. Além disso, questões como o aumento da penetração da banda larga e o desempenho excepcional de companhias online – como Facebook e Google – melhoraram o ânimo de investimentos nas 'pontocom'. “A situação hoje é mais favorável para quem precisa buscar fontes de financiamento”, considera o vice-presidente de fusões e aquisições do Buscapé, Ayrton Aguiar.
Ele lembra que cerca de cinco novos fundos de venture capital (capital de risco) se instalaram no País recentemente, além disso, existem uma série de programas de entidades como o Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), voltados a investir em start-ups.
O próprio Governo federal, na visão de Aguiar, está muito alinhado com políticas voltadas a promover o empreendedorismo na internet. “Existe uma percepção de que o investimento em inovação e tecnologia é fundamental para o Brasil desenvolver uma fonte de emprego qualificado”, pontua o vice-presidente do Buscapé.
O caminho para o empreendedorismo no País, no entanto, não é fácil. Além de lidar com uma das mais altas cargas tributárias do mundo, quem decide criar sua própria empresa na internet precisa estar preparado para “ralar muito”, avisa Aguiar, que completa: “É necessário ter muita paixão pelo trabalho e um esforço gigantesco.”
Na mesma linha, Pedro Filizzola, evangelizador da Samba Tech – empresa brasileira que oferece uma plataforma para distribuição de conteúdo online –, considera que um dos segredos para os empreendedores é a persistência. Nesse sentido, ele lembra que, em média, uma companhia brasileira precisa tentar pelo menos três vezes lançar um produto ou serviço inovador antes de obter o sucesso. Outro segredo, na visão de Filizzola, é escolher um nicho de mercado no qual exista um bom espaço para crescer.
Nesse sentido, ele lembra que a própria Samba Tech, que nasceu originalmente como uma distribuidora de games para celular, decidiu mudar de foco quando percebeu que o telefone móvel era apenas uma das plataformas para a qual poderia oferecer conteúdo e que poderia ganhar muito mais mercado com uma oferta para diferentes dispositivos.
Graças a essa nova estratégia, a companhia conseguiu um aporte de US$ 3 milhões em 2008, “que foi essencial para alavancar nosso crescimento”, destaca. O executivo relata também que uma lição aprendida pela Samba Tech e que pode ser essencial para qualquer empreendedor é que as pessoas não podem perder tempo planejando demais. “Teste o produto no mercado o mais rápido possível e, a partir daí, faça os ajustes necessários”, conclui.
A dinâmica do mercado esta cada vez mais freqüentes, por isso os sonhadores em montar seus próprio negocio devem ficar atentos as oportunidades que o pais oferece aliando,os fatores tecnológicos, com interesses de empresas estrangeira a investir no pais, temos uma garantia de que a longo prazo, uma simples idéia pode mudar toda a expectativa do empreendedor. E hora de decolar no vôo mais alto, como foi falado no texto nada será tão fácil,contudo com muito esforço e dedicação os frutos logo virão.
Boa sorte a vc empreendedor
Fonte :olhar
Consideraçoes : Tecmon
Marcadores:
dinâmica,
empreendedores,
federal,
internet,
investimentos,
mercado,
novidades,
pontocom,
start-ups,
tecnológicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário